quarta-feira, maio 25, 2011

::Dança com Snujs::

::História::
O uso dos Snujs na dança vem de tempos imemoriais.
Nos antigos Templos no Egito e nos Festivais aos Deuses os snujs, além de pandeiros e guisos já eram muito utilizados .
Os som dos Snujs servia para a invocação da Deusa Bastet, a deusa gata protetora das mulheres que cuidavam de crianças pequenas, e das dançarinas. Seu culto principal dava-se na cidade de Bubast,onde um grande templo, com imagens e múmias de gato em seu louvor.
Uma vez por ano, nos Festivais suas sacerdotisas entravam numa barca que descia o rio Nilo e tocavam seus snujs, cantavam, batiam palmas e queimavam incensos. 

Nas margens, o povo ribeirinho era conclamado a assistir e participar no Festival da Deusa, carregando tochas, enquanto as sacerdotisas chamavam para testemunhar das dádivas da Deusa da Fecundidade, da Dança, da Reprodução, da Música, das Artes,...
Neste festival, na verdade, todas as Deusas protetoras das mulheres eram reverenciadas, sendo que Hator também era considerada divindade da música e da dança, tendo vários intrumentos musicais a representação desta deusa .
Os snujs são instrumentos musicais, requerendo portanto, estudo , disciplina, bom ouvido e musicalidade para incorporá-los à dança.

::O instrumento::


 O snuj é formado de quatro peças de metal tipo castanholas. São também conhecidos como finger,címbalos e sagat. 

     O snuj é um instrumento muito antigo. Tem mais ou menos 3000 anos e era usado pelas sacerdotisas. Atualmente pode ser usado tanto pela bailarina que faz um solo como por um músico que a acompanha com seu conjunto. 

     Existem vários tipos de snujs. Grandes, pequenos, altos e baixos. Os baixos são considerados os melhores e fixam melhor nos dedos. 
Hoje, no Brasil, existem snujs com duas entradas para elástico que dão mais firmeza e permitem toques mais rápidos. 
     Este instrumento requer muita prática e habilidade, principalmente quando a bailarina se propõe a tocar enquanto dança, e deve ser batido delicada mas rapidamente, para que o som saia claro e limpo.



Os snujs são tocados nas pontas dos dedos, com o elástico colocado na base da unha. 




Conheça mais sobre a Dança com Snujs assistindo os vídeos abaixo de grandes bailarinas:


Ansuya, bailarina dos EUA, integrante do grupo Gypsy Sugar Dance Company:






Fonte: Google
Bjinhus e até a próxima!
Manoela Jácome









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...