terça-feira, dezembro 27, 2011

O que é Dabke?

Um pouco sobre Al-Shamaliyya
 O termo "Dabke" ou "Dabkeh" se traduzido literalmente quer dizer "bater pé" e corresponde a uma dança típica presente nos países como Libano, Siria, Jordania, Palestina, Iraque, Arábia Saudita e em algumas partes do Egito. Em partes do deserto africano nós podemos assistir outras danças semelhantes, filas de homens percurtindo os pés no chão, como em Marrocos, mas refere-se a outra dança.
   Historicamente, como muitas danças populares, o Dabkeh surgiu com uma funcionalidade: a comunidade construia suas casas com pedras e madeiras e para isso precisavam ter o solo igualado e compactado. Os homens se reuniam em um mutirão, cantando e dançando de uma forma que o resultado fosse rápido e produtivo, mantendo uma atmosfera festiva e animada. 
   É comum observarmos danças semelhantes, digo com percussão nos pés, em sociedades agricolas, onde a relação trabalho e dança é bem conjugada, por exemplo em algumas tradições italianas e gregas, determinados movimentos de pés surgiram do amassar as uvas p/ produzir vinho.
   Diversas regiões significam diferentes estilos de Dabke, mas, em geral, existe alguns elementos que se repetem e que determinam as características da Dança Dabke: 
   A Dança se faz em linha, tendo um líder chamado de "Raas" que quer dizer cabeça, ele corresponde e simboliza a árvore, com os braços erguidos e com voz de comando para ditar os passos a serem repetidos pelo grupo. Isso fazia muito sentido em uma época em que as comunidades eram divididas em clâs.
  O "Raas" segura um "Masbaha", acredito que todos saibam é o rosário muçulmano com 99 contas ou 33,  ou um lenço. Uma vez um senhor de aldeia me contou que ele, como líder utilizava um saco de pele e dentro colocava leite, no final das danças estava pronta a coalhada...eu não sei se é verdade ou se foi uma brincadeira, mas eu gostei da história e sempre coloco nas minhas aulas.

  Antes da dança começar os músicos introduzem com um solo de mijwiz, uma flauta de bamboo característica e inesquecível, se você ouvir uma vez jamais se confundirá, saberá de olhos fechados que se trata de um Dabke. 
  O estilo mais conhecido de Dabke é o Al-Shamaliyya, dançado nos casamentos, batizados e feriados nacionais.
  Mas não podemos deixar de falar do Niswaniyyah, dançado pelas mulheres, funciona mais ou menos como o dos homens, tendo uma delas como líder.
  Segue aqui uma curiosidade, na Palestina, muitas vezes, se dança na beira de um rio, ou Oasis, com os pés dentro da água,  uma remanescência de rituais muito antigos.
   Segue aqui um dos mais famosos grupo de Dabke do mundo, Hayakel Baalbeck, o grupo procura ambientar as apresentações como nas aldeias:
  


O que é Dabke? Origens e relação com a cultura cigana

kamanja
 Antes de entrarmos nos passos, gostaria de escrever um pouco mais sobre as origens do Dabke. 
    O que conhecemos atualmente como Dabke foi uma compilação de diversos estilos que os irmãosBaalback reu
niram para compor o Festival Nacional de Dabke e assim terem uma dança representativa do país. 
 Além daquela história que  a dança surgiu do trabalho entre os homens, também há uma versão interessante e que faz bastante sentido, pois remete 2200 anos atrás, na cidade de Tadmur, na atual Síria, houve uma rebelião contra o Império Romano e os homens criaram uma dança que pudesse fortalecê-los, aqui o Dabke é colocado como uma dança de guerra.
  E faz sentido, quando estudamos as origens das Danças, vemos uma relação forte entre passos como saltos, gritos e sapateado com o treinamento dos soldados. O salto é uma manifestação de força e agilidade, os gritos e o sapateado, nos remetem à união de um grupo fortalecido. 

   Mas, o mais interessante disso tudo é a semelhança entre o Dabke e as danças russas, alguém já prestou atenção?
     Como são semelhantes? 
     Existe claro uma relação entre ambas as danças: a cultura cigana!

Mizmar


     Sim, os ciganos estão presentes aqui também,  são os clâs Nawar e Ghajar que mais influenciaram as danças lebanesas, turcas, kurdas, armenias e, claro, russas. 
     Nawar, isso me lembra algo, o principal e mais conhecido ritmo de Dabke chama-se Nawari 4/4, também os intrumentos utilizados para a musica são os mesmos para a música gawazee (cigana):
Tabul

Mijwiz
 Tabul ou Tabla Baladi, Mijwiz, Mizmar, e a Kamanja ou Rebaba se for entre beduinos, já na música moderna é substituido pelo violino.





Dabke - Passos Básicos Descrição 

Vamos a descrição de alguns passos aprendidos com o professor Hassan Harfouche,  considerado "Emir do Dabke", ou seja, o melhor dançarino e coreógrafo de Dabke de todos os tempos e outros professores árabes, também professores brasileiros como Nasser Mohamed.
    Segue aqui alguns deles descritos para começar um estudo sobre essa dança tradicional, mas procure assistir a vídeos e apresentações. Compre DVDs didáticos ou procure aulas e workshops para se aprimorar. 

     Os passos podem parecer fáceis, mas a vitalidade de uma boa dança se faz  através de muito treino.

Passo  02
conhecido como antigo Dabke

Nasser Mohamed
Pé esquerdo levemente à frente, marcação 1 2, transferência para pé direito 3 4

Passo com a esquerda, desloque direita a frente (torcendo corpo para a lateral)

Recuo com a direita, recuo com a esquerda

Pulinho D & E juntas 

Pulinho D & E Juntas


Passo 03
também antigo Dabke

Projetar pé esquerdo frente baixo, cruza sobre o direito, novamente frente (esquerdo recua levemente p/ transferencia de peso)

Projetar pé direito frente baixo, cruza sobre o esquerdo, novamente frente (direito reuca p/ transferência de peso)

(sapateado) direito, esquerdo, direito, esquerdo

projetar pé direito frente alto e percurtir no chão 

(sapateado) direito, esquerdo, direito


VÍDEO AULA COM ISIS ZAHARA

  



Dabke - Ritmos e Passos Básicos



 A magia do Dabke está na vivacidade dos integrantes que dançam, os passos e o ritmo, mesmo que perfeitos, devem ter um papel coadjuvante na dança, pois  o mais importante é manifestar a emoção, a alegria daquela união.
    Embora exista solo de Dabke, o princípio da dança se faz pelo conjunto, é a pura motivação em compartilhar a alegria, a identidade de todos ali presente.
    Dentro do Dabke você não é o melhor ou pior o dançarino, e sim a coordenação de todos os corpos e corações percurtindo em mesma sintonia. 
  O principal e mais conhecido dos ritmos presentes na Dança Dabke é o Nawari 4/4,  ritmo relativamente lento, porém com muitos floreios, tocado em combinação com o Wahida 4/4. 
     O Nawari faz parte dos ritmos Balady e você pode identificar, em um Dabke, ritmos egipcios como Malfuf 4/4. Ayoub 4/4 e Said 4/4.

Nawari 4/4
Base ( Doun + Tek)

1    &    2    &    3    &    4     &
T    D          T    D          T 



Nawari 4/4
Variação 



1    &    2    &    3    &    4     &
T       KTD      KT        tktk



Wahida 4/4

1    &    2    &    3    &    4     &
D      tktkT           tktkT          t



   Um outro ritmo para Dabke é o Sudasi 6/4, você já deve conhecer com a famosa música Ala Da' lona, utilizado para as danças de casal. O Sudasi está presente tanto no Líbano como na Palestina.



Sudasi 6/4

1    &    2    &    3    &    4     &    5    &    6  &
D   Tk   T    D    D   Tk    T     D    D    k    T   k



Passos Básicos

   Primeiro, ressalto novamente que a dança se faz em grupo e esxiste um líder, o Raas que dita a mudança dos passos.

   Pode ser dançado mais lento, mais rápido, em linha ou círculo, com as palmas das mãos unidas e voltadas para o alto ou entrnelaçadas, também os grupos dançam abraçados, de mãos dadas como em danças de roda.


Passo 01
Passo, Passo, Marcação, Passo, Salto, passo

Começar  com o pé esquerdo, cruzando na frente sobre o direito.

Pé direito desloca para a direita.

Marcação com pé esquerdo ao lado ou na frente do pé direito.

Pé esquerdo passo e elevação (prepare-se para um saltinho de alternância) flexione joelhos, e prepare para transferencia de peso, perna direita cruza sobre a esquerda, pés juntos.

Marcação com a direita.

   1         2           3             4           5           6           
Passo    Passo   Marcação    Passo    Salto    Marcação





Estudo tirado do blog de Isis Zahara




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...