A definição destes centros energéticos é de origem hindu, mas, observei em flyers de divulgação dos benefícios da Dança do Ventre a promessa: "Equilíbrio dos Chakcras". Fico pensando será que todas sabem exatamente do que estão tratando ou virou um modismo para conquistar clientela ?
O que significa Chackras e o que tem haver com a técnica da dança?
Em alguns post anteriores expliquei um pouco sobre o Chi na medicina chinesa e que tem muita relação com aquilo que os indianos chamaram de Chackra, também na medicina Unani dos árabes, há definições a respeito considerando exercícios e respirações para a cura.
Considerando que o corpo possui centros de captação e produção de energia vital que funcionam como geradores energéticos capazes de nos manter saudáveis em todos os sentidos, e que esses centros foram determinados nas culturas antigas por diferentes nomes, a palavra Chackra define em sânscrito o gerador de energia vital do organismo.
Do sânscrito Chackra quer dizer resumidamente, roda, aquilo que gira, responsável por receber as influências vitais do céu e da terra e repassar para o corpo de forma a reciclar a energia externa e produzir uma nova que é necessária à saúde.
Não há mistério algum quando falamos que o mundo à nossa volta inlfuencia a nossa saúde, em outras formas de pensar, menos poéticas que a proposta pelo hinduísmo, quando vivemos expostos na poluição do ar, em ambientes extremamente extressantes, alimentação inadequada estamos expostos à influências externas perigosas e negativas à saúde e que nos levam à doenças físicas, emocionais e até espirituais, pois a falta de uma subjetividade pode causar apatia, depressão enfim...
Dentro do hindu'ismo existe uma forma de medicina conhecida por Ayurveda que trata detalhadamente dos sete chackras principais presentes em um organismo vivo. Segundo a tradição ayurvédica o desequilíbiro desses geradores energéticos é responsável pela raíz de muitas enfermidades, portanto, cabe ao indivíduo prevenir-se e curar-se através de exercícios e respirações cuja técnica é conhecida por Yoga.
Dentro da prática do Yoga podemos compreender os sete Chackras principais seguindo da região sacrococcigiana até o topo de nossas cabeças. Cada um dos sete possui uma função relacionada aos orgãos à sua volta que emanam por sua vez, cores determinadas pelas toxinas que produzem e pelas funções a que estão destinados. Como é possível observar nas figuras, além das cores há formas geométricas relacionadas ao trabalho destes centros onde podemos identificar, num estudo mais profundo, quais movimentos, sons e essências podem ser utilizados para o resgate do equilíbrio.
O nomes de cada Chackra e sua tradução direta do sânscrito:
(localização e função retiradas do site:http://diariodadeusa.com.sapo.pt/chackras.htm )
Chackra da Raiz Muladhara (Mula = Raiz; Adhara=Base)
LOCALIZAÇÃO - Base da coluna vertebral, sobre a região pélvica, na altura do cóccix, distância de oito dedos abaixo do umbigo.
FUNÇÃO - responsável por nossa força e saúde física, sensualidade, emoções reprimidas; estimulante da maturidade e do senso de realidade física; quando em desequilíbrio nos torna irritadiços, instáveis, com sonos profundos e insônias inexplicadas, sem força de vontade e desprovidos da segurança e estabilidade necessária.
Chackra Umbilical Swadhisthana (Morada do sol)
LOCALIZAÇÃO - Dois dedos abaixo do umbigo, abdomen - região pélvica.
FUNÇÃO - É a sede dos nossos desejos, controla o nosso apetite alimentar e sexual, o aparelho e os órgãos de procriação, tanto masculinos quanto femininos, a fertilidade, a criatividade. Provoca sonhos proféticos e sensibilidade apurada, é a sede da nossa vitalidade. É chamado pelos chineses de tan-tien (terra dos remédios). Seu desequilíbrio provoca falta de vontade de realizar as coisas, insatisfação com o que estamos fazendo ou trabalhando, vida sexual desregrada, falta de apetite alimentar e sexual, esterilidade, falta de criatividade.
Chackra do plexo solar Manipura (Cidade da Jóia)
LOCALIZAÇÃO - Fica no meio das costelas, abaixo do osso externo, sobre a "boca do estômago".
FUNÇÃO - Ele serve para promover a clareza de raciocínio. Benéfico aos estudos e todos os processos de aprendizagem. Cuida de todo o aparelho digestivo. Quando em desequilíbrio, proporciona má digestão, azia, dores no peito, disfunções hepáticas, nervosismo e desinteresse com os estudos.
Chackra Cardíaco Anahata (Centro do som Inviolado)
LOCALIZAÇÃO - Sobre o osso externo, acima do coração, tórax, no meio do corpo e no meio da linha que vai de um ao outro mamilo.
FUNÇÃO - Zela pelo bom funcionamento do coração, dos pulmões, da oxigenação do organismo e da circulação sangüínea. uma chave quepois liga o emocional ao psíquico. Através dele que são realizadas as curas psíquicas, é um elo de ligação com seres espirituais de ordens superiores. Quando descontrolado, propicia problemas do coração, distúrbios respiratórios e circulatórios, também gera paixões incontroláveis, fanatismo, ódio, inveja e raiva.
Chackra Laríngeo Vishuddhi (Purificação)
O chakra laríngeo relaciona-se com comunicação, expressão, inspiração e o uso da vontade. Relaciona-se com a glândula tireóide e com os órgãos da fala. Sua cor é o azul e é o chakra a ser desenvolvido na Era de Aquário.
LOCALIZAÇÃO - Garganta, base do pescoço, onde os ossos da clavícula se encontram.
Chackra Frontal Ajna (Comando)
LOCALIZAÇÃO - Fica no meio da testa, entre as sobrancelhas, acima e entre os olhos.
FUNÇÃO - Rege a intuição, o despertar psíquico e intuitivo, o bom funcionamento da memória, funções cerebrais e olhos.
Chackra da Coroa Sahashara (Mil Vezes Maior)
LOCALIZAÇÃO - No topo e no centro da cabeça, mas pairando sobre ela, mais ou menos semelhante ao circulo dourado que os santos católicos possuem sobre a cabeça.
FUNÇÃO - Cuida do crescimento e evolução espiritual, da nossa auto-realização como obra do Criador; nos conduz paz, sabedoria e união com o Sagrado.
Fonte: Isis Zahara
Nenhum comentário:
Postar um comentário