sábado, julho 23, 2011

Shimmies e Tremidos

Olá Rafaela, aqui segue um post explicando o que é Shimmies, espero que goste!
Bjs Manoela Jácome
Algumas professoras dividem o Shimmy do Tremido, considerando que o primeiro acontece derivado da alternância dos joelhos e o segundo da contração dos músculos.

Mas, o que ocorre é que antes de Haqia Hassan, todas vibrações aconteciam devido à tensão dos músculos, com o decorrer dos anos e o estudo da técnica aliado à saúde do corpo levou Haqia Hassan a desenvolver uma técnica em que os joelhos ficassem mais relaxados e o movimento acontecesse de forma mais tranquila e sem problemas decorrentes. 

   Pode ser denominado de Shimmy Simples, por ser a técnica básica e base para os demais shimmies, quando a musculatura da coxa estiver forte o bastante para o shimmy de tensão ou tremido, não haverá consequências prejudiciais.

Em sequência à Haqia Hassan, a bailarina Soraia Zaied aprimorou mais ainda a técnica dos tremidos, criando novas versões como você poderá assistir nos próximos vídeos.

Antes de mais nada, pense que aprender a dançar é como aprender a tocar piano, uma tecla de cada vez. Devagar sempre para não prejudicar as articulações e executar corretamente do início ao fim. Sinta-se orgulhosa de cada avanço e relaxe.

Inicie o movimento alternando rapidamente os joelhos num curto espaço de tempo. Aos poucos o quadril começa a vibrar e todo o corpo parece tremer. A partir desta codificação básica do movimento, a dançarina poderá unir o shimmy aos movimentos de ondulação ou experimentar alternâncias de peso e arriscar pequenos deslocamentos.
Shimmy Simples

Alternância dos calcanhares e funciona como uma batida lateral em tempo acelerado.

Posicione os pés  voltados para frente e separados na mesma distância  que seus ombros ( pense que você é um retangulo do tronco até os pés).

Flexione os joelhos.

Peso é distribuído na lateral em que o quadril será projetado, acarretando na extensão do joelho.
Ao acelerar o movimento se torna menor e concentrado na região do quadril.


Shimmy vertical ou tremido de tensão – contração da musculatura inferior da coxa e dos glúteos, flexão sutil dos joelhos, sem alternar e leve vibração da articulação do sacro.

Choo Choo – vibração simples com calcanhares erguidos ou meia ponta e leve dos quadris twist.

A nossa estrela Soraia Zaied, faz um diferenciamento entre a técnica brasileira (samba, axé, catimbó) com a egípcia. Indispensável para quem está estudando a evolução do shimmies na história da Danca do Ventre. 


Aqui vai uma aula com a master dos tremidos e shimmies, Soraia Zaied, considerando a sua fusão com técnicas brasileiras:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...