Espero que gostem!
Superando o medo do palco
By Michelle
Tradução e adaptação: Vera Moreira
Você é a próxima dançarina em um show - grande ou pequeno, não importa. As palmas das mãos começam a suar. Sua boca fica seca. Você sente dor de barriga. Sente seus joelhos vacilarem. Você tem uma vontade súbita de ir ao banheiro (e talvez não venha nada para fora!).
Medo do palco é uma “doença” comum para artistas novos e experientes. Mas isso não tem que prejudicar o seu desempenho ou arruinar a alegria que você sente ao dançar. Aqui estão algumas técnicas que aprendi ao longo dos anos para aliviar o medo do palco.
Medo do palco é uma “doença” comum para artistas novos e experientes. Mas isso não tem que prejudicar o seu desempenho ou arruinar a alegria que você sente ao dançar. Aqui estão algumas técnicas que aprendi ao longo dos anos para aliviar o medo do palco.
ESTEJA PREPARADA.
Se você está improvisando ou executando uma coreografia, se você está confiante naquilo que você está apresentando, você estará menos propensa a enfrentar aquele pânico pré palco. Isto significa conhecer a sua música detalhadamente, do começo ao fim. Uma boa maneira de treinar seu ouvido para reconhecer cada nuance da música é coloca-la para tocar em trechos absolutamente aleatórios e tentar decifrar qual é a parte da apresentação que deverá ser executada naquela sequência da música. Se você tiver a sua dança coreografada, isso também vai ajudá-la a aprender a combinar os seus movimentos com a música, em vez de lembrar a coreografia inteira como uma cadeia longa. Decida o que você quer que o público sinta ao assistir a sua dança e se concentrar nisso enquanto você está nos bastidores ao invés de pensar em sua professora sentada na primeira fila avaliando sua dança.
PRATIQUE EM SUA ROUPA DE DANÇA: Esta é uma das minhas ladainhas que não canso de repetir às minhas alunas, porque dançar com o figurino completo é completamente diferente do que dançar em leggings e camiseta! Você não precisa ter o stress de se preocupar se o seu traje vai ficar perfeito enquanto você está apenas ensaiado, porém é imprescindível saber quais são as “armadilhas” que ele lhe prepara durante a dança e estar prevenida contra essas armadilhas. O seu traje deve dar-lhe poder, não se tornar uma preocupação a mais no momento da apresentação.
SORRIA!
Você sabia que alguns operadores de telemarketing são treinados para sorrir enquanto falam ao telefone? Isso porque se torna quase impossível projetar quaisquersentimentos negativos quando você tem um sorriso genuíno em seu rosto! Comece sorrindo nos bastidores. A dança é diversão!
Quanto mais você se lembrar de sorrir, mais feliz você vai se sentir, e quanto mais feliz você se sente, mais relaxado você vai estar. Mesmo se você não se convenceu nos bastidores de que você está tendo um grande momento e está completamente relaxada, o seu público jamais vai decifrar o que você está realmente sentindo se você está sorrindo de forma brilhante para eles.
Eu acho que este conselho é um pouco como "o pêlo do cão que lhe mordeu ..." É verdade que há alguns artistas profissionais (bailarinos, atores, cantores) que ainda “piram” antes de seus shows. No entanto, para a maioria das pessoas, a familiaridade com o nervoso dos bastidores seu “impacto” na apresentação. Uma vez que sua primeira apresentação já é uma etapa superada, inscreva-se a dançar de novo imediatamente! Aproveite todas as oportunidades para dançar, pergunte ao seu professor vocês na classe podem se apresentar umas para as outras. Para mim, o público mais intimidante é quando eu danço para os membros do meu grupo, que dançam em minha companhia.
Analise isto: Se você ainda está nervosa, apesar de ser preparada, bem trajada, sorrindo de forma brilhante, e está fazendo sua 100º. apresentação, é hora de analisar por que você ainda está sofrendo de medo do palco. A razão mais comum para as pessoas ficarem tão nervosas é o medo do fracasso, e a vergonha ocasionada por este eventual fracasso. Esta é uma preocupação válida.Ninguém quer falhar na frente de um grupo de pessoas, sejam amigos ou estranhos. E certamente ninguém quer fazer papel de bobo, especialmente quando estão vestindo um traje brilhante que revela mais do que sua roupa “secular” normalmente mostra! Mas você tem que lembrar que só assumindo os riscos de qualquer situação na vida, seja ela dançar, ou começar um novo emprego, ou casar- só então você vai crescer!
ADRENALINA!!!!
Então isso me leva ao melhor conselho que posso dar-lhe. Não há diferença fisiológica entre excitação e medo. A mesma adrenalina formigará em seu corpoas se você amar montanhas-russas ou se você odiá-las. Então, ao invés de ver as borboletas no estômago como o medo, diga a si mesmo: "Uau!Estou super animada para dançar! " Não vai demorar muito para você se convencer e então você vai perceber a adrenalina como uma prova de que você está pronta para entrar no palco e surpreender seu público.
Farfesha Belly Dance © 2004
Fonte: Amar E Binnaz
adorei a parte Gastronômica do seu Blog e a parte musical minha Deusa Linda , parabens está lindo seu Blog. Deus te ilumine e o Amor seja teu Sustento .
ResponderExcluir