quinta-feira, outubro 20, 2011

Entrevista para o site ABailarina.com




1-     Conte-nos como é trabalhar com dança no estado do Espirito Santo.

Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de estar participando dessa entrevista. Trabalhar com a dança Oriental no ES não é muito fácil, as oportunidades são difíceis, a minha permanência nessa caminhada é puramente por amor à dança e a cultura árabe que faz parte de mim também por descendência, são poucas as pessoas que encaram a dança como uma profissão, mas estou conseguindo iniciar um trabalho bem legal, com muita persistência, estudo, força de vontade e seguindo realmente no que acredito.


2-     Quase toda bailarina de dança oriental tem gato como animal de estimação. Você faz parte desse clube? Conte uma historia peculiar sobre isso.
Faço parte do clube sim, com muito orgulho! Amo os animais, mas o gato ´emeu preferido, vejo muita bailarina com gatos de estimação, acho uma "coincidência" maravilhosa, desde pequena que tenho gato, já cheguei a ter nove de vez e atualmente tenho uma filha linda que é a Vitória, uma persa branca de olhos laranjas e expressivos, carinhosa, dengosa, fofa, metida rsrsrsrsr ...São muitas qualidades , mãe coruja é assim!

3-      Com o mundo virtual tem sido cada vez maior a interação e troca de experiências entre bailarinas. Como você analisa o estudo aliado aos vídeos e fóruns de dança?

O mundo virtual ajuda, mas é preciso ter certos cuidados, tem como interagir com profissionais maravilhosos e também ver muita coisa que não é correto, acho que cada bailarina tem de saber realmente saber separar o que é proveitoso. É interessante, estudar, trocar experiências, o problema que vejo nisso são pessoas que só fazem aulas virtuais, aulas de vídeo e começam a dar aulas sem ter uma formação adequada com professores capacitados, acaba surgindo um monte de " profissionais" incapacitados.


4-      Cite as suas cinco bailarinas preferidas e o porquê.
Lulu Sabongi, Carlla Sillveira (mesmo não dançando mais, mas o trabalho maravilhoso se perpetua), Soraia Zaied, Dariya Mitskevich, Randa Kamel ( ai gente são tantas que eu amo, as divas Dina, Mona said, Taheya Carioca, Suhair Zaki,Fifi Abdu, Raquia Hassan...),gosto da Ansuya também, todas são estilos diferentes cada uma com seu "toque " especial, desde a suavidade e leveza de Lulu Sabongi até a força do furacão Ucraniano Dariya, amo todas, expressões que marcam!

5-      Fale um pouco sobre a produção de espetáculos e seu método de aula.
Estou começando a encarar sozinha a produção de eventos há dois anos, "nascendo agora" rsrsr! Dá uma certa dor de cabeça, mas muito válida, adoro os bastidores também, não me realizo só em estar no palco, amo montar as coreografias, correr atrás da organização, acho um aprendizado incrível, está me ajudando a ver como minha profissão é maravilhosa e minhas aulas se baseiam em técnica e prática, gosto muito da parte terapêutica da dança do ventre( a parte que a mulher se volta pra dentro de si e tende a rever seus valores...) de passar a parte cultural, o porque de cada dança, os estilos, estou me preparando para ter um grupo de  de folclore árabe, aula para formação de bailarinas e professoras.

6-      Quais as maiores dificuldades e facilidades para você, no panorama atual de dança do ventre?
Creio que uma das maiores dificuldades para mim é lidar com a falta de ética que acontece dentro da área da dança, tem coisas que não tem como deixar de ver, ouvir, analisar, isso ainda me estressa profundamente, agora o que facilita em minha opinião, principalmente para quem está iniciando carreira como eu á a quantidade e qualidade de profissionais maravilhosos que está no mercado para poder estudar e estar me aperfeiçoando sempre.

7-      Obrigada pela entrevista! Por favor deixe uma mensagem para as leitoras.
Luciana, muito obrigada de coração pela oportunidade, fiquei imensamente feliz de ser entrevistada e, gente, vamos ser feliz, vamos dançar! Que Deus abençoe a todos!
Beijos !!!!!!!!!!!!!! Manu.

Mais informações:
Entrevista realizada em Outubro de 2011
 por Luciana Arruda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...