quinta-feira, dezembro 29, 2011

Gordinhas na Dança do Ventre



Muito bem, para este tema temos os dois lados da moeda! Primeiro: dança do ventre é feita para mulheres gordinhas. Segundo: dança do ventre não combina com mulheresgordinhas. Afinal, qual dos dois lados simetricamente opostos está com a razão? Pois é, nenhum dos dois! Dããã, ninguém sabia! Ok, mas vamos às explicações para poder nos defender das perguntas capciosas sobre nosso hobby...
 
Da onde veio a ideia que a dança do ventre é para as gordinhas? Eu acredito que seja por causa da suposta preferência dos "árabes" pelas mulheres cheinhas, fazendo com que algumas pessoas confundam esse "gosto" com o direcionamento da dança do ventre. De qualquer maneira, se ele prefere se casar com uma mulher mais cheinha, então esse não é o padrão que vê mais frequentemente pelos shows do Cairo, nos concursos de dança da televisão libanesa e das próprias dançarinas brasileiras exportadas para lá. Fato é que a dança do ventre é para a mulher, gorda ou magra, ela é uma arte da sensualidade feminina. Já vi movimentos tão bonitos em mulheres magras quanto em gordas, não foi aquela gordurinha marota que fez o movimento ficar perfeito!

Dança do ventre
 não combina com as gordinhas? Bem, infelizmente isso é uma questão deestética, e está muito mais arraigada a um consenso cultural do que a realmente uma inaptidão à dança. Eu como gordinha sei o quanto fui discriminada por naquele shimmymaravilhoso estar sendo avaliado pelos pneuzinhos saltitantes, e não pela dança. Para isso tem solução também: tapa-barriga, para quem não tem o abdomên definido - uso e recomendo! - mas levando o assunto um pouco mais sério, a desmistificação deste tabu não virá da audiência, mas das próprias bailarinas. Como? Quantas meninas não são praticamente pressionadas a emagrecer por suas professoras (eu sei, eu já vi), e acreditam mesmo que sua qualidade como dançarina é inferior por não ter o corpo esquálido ansiado por uma mídia que não enxerga pessoas, e sim produtos? Somos nós mesmas que criamos e fomentamos esse preconceito.



Para quem não conhecia, fica o exemplo de uma dançarina que superou essas expectativas que se encontram fora do nosso corpo, exteriores a nossa identidade, dançando e encantando a todos independente de uma forma física perfeita! Ela com certeza acredita nela mesma! Com vocês, Shahira Burkan!


Escrito por: Celia Daniele


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...