terça-feira, janeiro 31, 2012

Modelo de Contrato para Bailarinas por Lu Arruda


Há algum tempo recebo e-mails de bellydancers sugerindo esse post. Mas enquanto eu mesma não colocava em prática, não me atrevi a escrever, seria incoerente com minha postura não fazer o que faço/falo/escrevo!
Com meu estúdio - que completa 2 anos de funcionamento agora em Abril - comecei a colocar no papel maneiras organizadas e sérias de trabalhar em shows e workshops, e tem dado certo!
Por isso, depois de testado e aprovado, coloco à disposição de vocês.
IMPORTANTE:
 - Os itens foram elaborados pensando no mercado da região em que moro - interior de SP-Região Noroeste;
 - Pode ser utilizado tanto para pessoa física quanto jurídica;
 - Pesquise os valores de sua região de atuação para equiparar às demais prestadoras de serviço. Valorize sua atuação, cobre o valor justo e viável e colabore para a manutenção do nosso segmento de Dança.;
- Este modelo tem funcionado para MIM e MINHA EQUIPE, portanto é interessante que cada uma de vocês modifique os itens e conteúdos de acordo com SUA REGIÃO, SEU ESTILO DE TRABALHO e faça adaptações que julgue necessárias, é apenas um roteiro.
- Envie anexado ao contrato uma NOTA PROMISSÓRIA com os dados do contratante e valores combinados, peça para que ele assine também essa promissória e a devolva - isso lhe dará o direito de protestar formalmente caso alguma parte do termo não seja cumprida.
* Caso você seja pessoa física - não tem CNPJ, registre-se no ISS da Prefeitura de sua cidade, como 'Autônoma' você paga uma simbólica taxa mensal e pode emitir recibos utilizando o seu CPF.  (mais detalhes serão descritos no livro a ser lançado, em breve!)

COMO FUNCIONA:
Ao receber a proposta de show/curso você deve enviar ao contratante - a pessoa que vai pagar pelo seu trabalho - o TERMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (CONTRATO) (pode ser via mail, fax ou pessoalmente). Estando o contratante de acordo, ele deve assinar e cada um fica com uma cópia.
Se todos os contatos forem via mail, faça a troca de papéis por fax - mas lembre-se de xerocar, porque as folhas de fax se apagam com o tempo.
Não permita que o contato seja apenas virtual - exija um telefone, endereço e confira esses dados.
Caso você não tenha uma Assessoria ou Secretária, peça para algum Homem fechar o negócio - é arriscado uma mulher, no nosso caso bailarina fechar negócio com quem não conhecemos.

CUMPRA A SUA PARTE
Seja pontual, faça um show/curso de qualidade, ofereça oportunidades de tirar dúvidas ou contato posterior dando feedback, seja profissional no trato com todos, postura, imagem e prestação de serviços.

Leve o recibo pronto, assim que receber o pagamento combinado, entregue o recibo ao contratante, mesmo que ele não queira.

___________________________________________________________

TERMO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
*   PARA CONTRATAR:Reservar data (checar disponibilidade da agenda); preferencialmente as Sextas, Sabados ou Domingos;
* Depositar o sinal no valor de R$ ---- (---- reais) para reserva de data (este valor será ressarcido no dia do workshop, se o mesmo for efetuado) CASO O WORKSHOP/SHOW SEJA CANCELADO OU HOUVER MUDANÇA DE DATA ESTE VALOR NÃO SERÁ RESSARCIDO, SOB NENHUMA HIPÓTESE. Se o contratante quiser uma nova data, deverá pagar outra reserva.
*  Preencher e enviar via fax ou correio este termo de prestação de serviços (o mesmo sera enviado ao Contratante após a reserva da data);
*  Enviar a relação de alunas inscritas por e-mail até tres dias antes do workshop para confecção e assinatura dos Certificados;
*  Depositar 50% do valor do workshop no prazo máximo de 03 dias antes do mesmo;
*  Pagar os 50% restantes momentos antes do inicio do workshop. CASO O PAGAMENTO NÃO SEJA EFETUADO, A CONTRATADA RESERVA-SE AO DIREITO DE NÃO MINISTRAR O WORKSHOP E O CONTRATANTE IRA ARCAR COM RESPONSABILIDADE JURIDICA POSTERIORMENTE.
*  No pagamento deverão estar inclusos: reserva de data; valor das inscrições (mínimo e porcentagens adicionais- caso haja-; show – caso haja)
*  PARA WORKSHOPS: necessário espaço com ventilação e luminosidade, aparelho de som (que toque Mp3) e cursos com temas específicos podem exigir aparelho de DVD ou objetos adicionais, sendo previamente acordado entre as partes.
Base de Cálculo para Workshops:Dentro do estado de SP, região Noroeste:- Locais distantes de SP até o máximo 700km - Mínimo de três horas de aula - mínimo de 6 alunas (R$ xx,00 por pessoa).

§   Pacote fechado: R$ xxx,00 (Workshop de 3h para 06 alunas + transporte + hospedagem – qdo necessário)
- Outros estados – transporte incluído (pode ser rodoviário ou aéreo) mais hospedagem (caso necessário, pode ser hotel ou casa do anfitrião/hostess contratante)- Mínimo de três horas de aula – mínimo de 15 alunas ( R$ xx,00 por pessoa).
§   Pacote fechado: R$ xxx,00 (Workshop com 3h para 08 alunas+ transporte + hospedagem –qdo necessário)
- Show- além do workshop, caso o contratante quiser a participação da bailarina em show, incluir o valor adicional de R$ xxx,00
*Caso haja mais alunas inscritas (alem do mínimo estipulado) - o contratante recebe 40% do valor da inscrição, por aluna adicional, (R$ xx,00 por inscrição adicional) tendo a chance de obter lucros com o workshop. Quanta mais alunas inscritas, mais o contratante pode receber.
ü  Qualquer contratação pressupõe a responsabilidade do contratante com: transporte, hospedagem, água e alimentação da contratada.
* Neste item colocar alguma observação em relação há alimentação, alergias, exigências ou observações importantes para melhor estadia e segurança.
*PARA SHOWS: necessário espaço reservado para que a bailarina possa efetuar troca de traje com * espelho grande -de corpo inteiro - e água à disposição;
 * espaço para a dança - com piso seco e sem tapetes ou itens de decoração que possam atrapalhar o desempenho do show;
 * luz que torne possível visualizar a bailarina;
 * som ambiente com capacidade e qualidade para todo o local e público presente;
* um responsável para cuidar do som.
Os valores pré-combinados devem ser pagos até 15 minutos antes do show.
Após o show a bailarina poderá ficar no hall de entrada ou local específico para fotos pelo período de 10 minutos - apenas.
Se não estiver especificado na contratação, a bailarina se reserva ao direito de deixar o local do evento logo após a sua apresentação.
*Nosso elenco não tira fotos por mais de 10 minutos, não confrateriza com os convidados em jantares ou danças e não faz danças extras, grato pela compreensão.

Dados do Contratante:

Nome completo:
Endereço completo:
Telefone fixo:
Telefone Celular:
E-mail:
CPF:

Assinatura:______________________


Informações adicionais e duvidas poderão ser esclarecidas com:

Fulano de tal – Assessoria
fulanodetal@gmail.com
(xx) xxxxxxxx | celular:  (xx) xxxxxxxx |  Msn: fulanodetal@hotmail.com

Tirado do Blog  A Bailarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...