sexta-feira, fevereiro 17, 2012

A história da Maquiagem

Como a maior parte dos hábitos e costumes que temos no presente, o hábito de maquiar-se nasceu muito antes do nosso tempo. Mesmo entre os povos primitivos, o hábito de se pintar sempre foi praticada, com os mais diversos significados.

Foram descobertas na Zâmbia, África, evidências pré-históricas de que os primeiros seres humanos já usavam pintura para se maquiar com fins estéticos. Os arqueólogos acharam pigmentos e artefatos de pintura que datam de 350 mil a 400 mil anos. A descoberta vem reforçar a tese de que o comportamento do humano moderno, do qual faria parte o ato de se maquiar, é mais antigo do que se imagina.

Históricamente, um dos símbolos mais representativos da beleza feminina é a imagem da rainha egípcia Cleópatra (nascida em 69 A.C.). Seus olhos puxados e fortemente delineados pelo pigmento preto Kohl (uma tinta negra descoberta no Egito) até hoje inspiram os maquiadores modernos. A beleza da legendária rainha foi representada no cinema por Elizabete Taylor. No filme Cleópatra, de 1963, a atriz exibe uma boca marcada, uma franja  bem curta, negra e lisa e o olhar arrebatador da rainha, realçando pela pintura inconfundível de seus olhos. 



Em vários registros históricos, o traçado característico dos olhos de Cleópatra aparece como o pontapé inicial para muitas técnicas de maquiagem desenvolvidos posteriormente. Acredita-se que ela tenha chegado a elaborar um guia de beleza, entretanto os originais sumiram.
Trailer do filme Cleópatra.

Na história das civilizações, a pele clara parece se uma obsessão universal. Há uma lenda que diz que a bela Popéia (imperatriz romana morta em 65 D. C.) tinha a pele muito clara graças aos banhos de leite de jumenta que costumava tomar; e no Japão, do século IX ao XII, as mulheres aplicavam um pó espesso e argiloso à base de farinha de arroz (oshiroi). Na França, onde os homens da nobreza também se maquiagem, surgiu a primeira Enciclopédia da Beleza, no século XVI. Nesta  época usava-se a maquiagem para uniformizar traços pessoais, encantar e seduzir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...