quinta-feira, abril 18, 2013

Profissionalização


A dança do ventre é encantadora, envolvente. De repente, você que entrou na sala de aula por acaso, apenas por achar lindo ou por descontração, se vê de tal forma imersa nesta atmosfera que começa a se perguntar qual o papel da dança em sua vida. É então que vem a grande pergunta: será que poderei me tornar uma profissional?
E a resposta não é simples. Afinal de contas, o que é ser uma profissional de dança do ventre, em um mercado sem regras? Mesmo para quem é, ou se diz profissional, fica muito difícil estabelecer um parâmetro. Simplesmente chega um momento em que se determina “fulana é profissional”, seja por categoria de concursos, por padrões alcançados, shows realizados com cachê… Em algum momento, por algum motivo (que é diferente de pessoa para pessoa), a bailarina passa de amadora a profissional.
Mas não basta se intitular, é importante conhecer o cenário e o leque de possibilidades que está atrelado ao perfil de cada pessoa. Não adianta querer ser dona de escola sem ter o empreendedorismo latente ou alguém do lado que cuide e dê suporte. Não adianta querer ser professora, se o forte mesmo é dançar e ensinar é uma grande tortura.
Nossa intenção aqui é tentar ajudá-la a identificar o seu perfil, por meio do teste a seguir. A partir do resultado, esperamos guiá-la por dicas de como melhorar sua atuação, como guiar sua carreira ou, até mesmo, ajudar suas alunas que estão entrando no mercado. Sugerimos também que, independentemente do resultado, você leia as informações dos demais perfis. De repente uma nova ideia pode começar a crescer dentro de você.

Teste: Qual o seu perfil na dança?

1) Por que você dança?
a) Para me distrair, esquecer da vida, ter uma atividade física diferente, me movimentar…
b) Porque quando eu danço, eu me realizo. É no palco que eu sou feliz. A sensação de me apresentar para o público é única.
c) Porque me sinto realizada ao poder transmitir a arte que tanto amo, seja em apresentações ou na sala de aula com minhas alunas.
d) Porque vejo na dança um mercado interessante a ser explorado. A mulher brasileira tem se preocupado cada dia mais com seu corpo, com a feminilidade etc.
2) Quanto você investe na dança por ano?
a) Faço cursos/workshops com freqüência e estou sempre em busca de novas técnicas com bailarinas renomadas. Algumas vezes também divulgo meu trabalho na internet, revistas etc.
b) Pago todos os meses pelas aulas regulares na minha escola e, eventualmente, participo de algum curso indicado pela minha professora.
c) Estou sempre de olho nas novidades do mercado para trazer para o meu espaço. Invisto também em divulgação em sites e revistas.
d) Busco sempre me aperfeiçoar e conhecer novas técnicas, sobretudo de ensino. Também “invisto” na participação em eventos com minhas alunas e divulgo minhas aulas nos meios disponíveis.
3) Como se dá a compra de um novo figurino?
a) Não só compro, como vendo. Tento sempre ter alguns figurinos disponíveis para que as alunas do meu espaço possam ter facilidade de acesso.
b) Quando eu me apaixono, não penso no preço. Logo penso na sensação maravilhosa de colocar todo aquele brilho no palco.
c) Tenho trajes muito bons para as minhas apresentações e é difícil resistir a alguns figurinos, mas costumo comprar com cautela e sempre pensar como o figurino novo poderia interagir com apresentações das minhas alunas.
d) Olho sempre o preço e pergunto para a professora quantas vezes vamos dançar com ele, para saber se vai valer mesmo a pena.
4) Quando está no carro ou se deslocando, você ouve…
a) O que estiver passando na rádio (notícias, músicas etc)… qualquer coisa para me distrair do trânsito.
b) Música árabe, claro! Trago comigo sempre meus CDs e meu iPod só toca música árabe!
c) Música árabe, sempre! Aproveito este momento para criar coreografias na minha cabeça e, quando me dou conta, já estou dançando.
d) Músicas variadas, mas muitas vezes aproveito o momento para pensar nos CDs que posso montar para vender para as alunas.
5) Quando você ouve uma música árabe liiiinda pela primeira vez…
a) Chego a chorar ao me imaginar dançando. Minha bailarina interior viaja com a nova melodia e não vejo a hora de ter uma oportunidade de dançá-la. Fico imaginando o impacto no público.
b) Corro para perguntar para a professora se já estou preparada para dançar ou se poderíamos fazer uma coreografia com ela. Tento descobrir o nome e corro para o Youtube para ver as bailarinas top dançando.
c) Aproveito para inserir na minha relação de músicas e CDs. É importante ter tudo arrumado e catalogado para o caso de alguma aluna precisar.
d) Já imagino uma coreografia maravilhosa, a entrada no palco, as movimentações das alunas. Fico louca para mostrar para as meninas as minhas ideias.
6) Quando você tem um evento para participar, você…
a) Fica tensa até que as meninas desçam do palco. Saber que elas se divertiram e fizeram como foi ensaiado é seu maior prêmio.
b) Fica nervosa, ansiosa… mas quando chega lá, se conforta ao ver as amigas de turma e a professora dando o maior apoio.
c) Aproveita para colocar todo mundo de uniforme para divulgar a escola e, quando autorizado, leva panfletos e folders do seu espaço e dos cursos promovidos.
d) Estuda bem a música e se prepara bastante. Escolhe também o figurino mais adequado para agradar o público.
7) Como você projeta seu futuro na dança?
a) Pretendo continuar dançando enquanto a dança for apenas por prazer. Espero melhorar meus movimentos e dançar melhor com o tempo.
b) Espero ter reconhecimento (nacional ou internacional). Quero conquistar novos selos de qualidade, ter meu nome no mercado, dançar com grandes nomes etc.
c) Espero continuar me aprimorando e gerando bons frutos. Que minhas alunas possam alcançar seus objetivos na dança e, eventualmente, ganhar alguns concursos com meus grupos.
d) Espero ter uma escola bem estruturada. Contar com bons professores para aulas regulares, promover cursos, formar boas bailarinas etc.
Gabarito:
1
a. 1
b. 2
c. 3
d. 4
2
a. 2
b. 1
c. 4
d. 3
3
a. 4
b. 2
c. 3
d. 1
4
a. 1
b. 2
c. 3
d. 4
5
a. 2
b. 1
c. 4
d. 3
6
a. 3
b. 1
c. 4
d. 2
7
a. 1
b. 2
c. 3
d. 4
Maioria dos resultados = 1 Aluna
Maioria dos resultados = 2 Bailarina
Maioria dos resultados = 3 Professora
Maioria dos resultados = 4 Empreendedora


Edição 13 da Revista Shimmie (outubro/novembro 2012), Pág. 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...