domingo, dezembro 25, 2011

A idade na dança do ventre

No mundo árabe as mulheres iniciam normalmente a sua dança a partir da menarca (primeira menstruação) é quando a menina começa a se tornar mulher e esta pronta para receber os ensinamentos de suas mães e avós. Aqui no Brasil temos crianças que começam bem novinhas a dançar, daí em diante não existe restrição quanto a idade, a Dança do ventre abraça todas elas, claro que algumas complicações como problemas de coluna, atirculações dentre outras devem exigir uma certa precaução inclusive uma visita ao médico antes de iniciar a atividade, mas de um modo geral esta aberta a todos.
Analisando a introdução na dança, de mulheres acima dos 40,50 e 60 a Dança do ventre é uma atividade muito completa para estas mulheres maduras que já tem uma certa experiência de vida, pois ela auxiliará na revitalização da auto-estima, na sensualidade e conhecimento do corpo sem vulgarizar, até porque aproveitando o espaço, a dança do ventre não é pura sensualidade,ela tem esta virtude no seu conteúdo mas não é somente isso, quem dança conhece e sabe,a sensualidade é apenas uma “fatia do bolo”. Antes de tudo a mulher, precisa se libertar do preconceito ou valores arraigados sobre a prática da dança em si, que nada mais é do que a celebração do feminino, é um ritual feito pelas mulheres e para as mulheres e aí sim posteriormente uma forma de entretenimento. Após esse entendimento podemos dizer que a Dança do Ventre vai trabalhar exatamente isso: a sensualidade, o bem-estar, a dignidade e a identidade feminina; pois vai provar, a partir do momento que a mulher se soltar na dança, livre de qualquer compromisso, que é possível ser tudo isso sem ser vulgar e menos ainda caricata.
Basta estar bem consigo mesma que a dança do ventre ainda aflora muito mais. A dança faz nos sentirmos mulheres completas, divas, lindas e maravilhosas, falando de um aspecto psicológico,na dança eu enquanto bailarina expresso minhas alegrias, tristezas, em geral todas as emoções que passam pela minha vida.

Além do ponto de vista psicológico e emocional, a Dança do Ventre traz muitos benefícios fisiológicos, melhorando o funcionamento dos nossos órgãos, auxiliando no controle de peso, melhorando a coordenação motora, enrijecendo os músculos, melhorando a postura, dentre outros que já foram citados aqui no blog em “Coisas que você precisa saber sobre dança do ventre”.
Outra coisa, muitas pessoas se preocupam com a parte de figurino, pois normalmente usamos o figurino que tem origem americana, que seria o sutiã, saia e cinto bordados, mas como todo mundo sabe a dança do ventre é de cultura árabe e eles, principalmente as mulheres tem o costume de usar abayas e burcas para se tapar,e nós na dança também podemos utilizar vestidos bordados,usar uma espécie de telinha na barriga,enfim se utilizar de vários artifícios para podermos nos sentir bem na dança.Podemos mostrar e esconder aquilo que quisermos.
Por isso a recomendo mulheres de 20, 30, 40, 50, 60 e assim por diante dancem cada uma a seu momento, do seu jeito, mas curtam a dança, conheçam o seu corpo, os seus sentimentos que ela nos traz, se tiverem esta oportunidade ou interesse agarrem com as duas mãos, pois o que a dança nos traz é maravilhoso e não tem preço.








Fonte: Nicole Faraash




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...