Avaliação - Avalia + ação. Duas palavras, duas obrigações, duas contrapartidas.
O papel da professora é daquela que avalia, que também orienta, que também prepara, que observa, que motiva, enfim.
O papel da aluna é: tomar a ação. Uma ordem dinâmica, ou seja, não dá pra ser bem sucedido parado. Tem que levantar o bumbum da cadeira e FAZER acontecer.
Mas levei algumas dicas da experiência:
1. Não deixe de se preparar com antecedência. Leve a sério como você levaria uma prova na faculdade: estude antes, anote os passos, "tique" o que você conseguiu encaixar na música, o que falta, faça um balanço do que você pode fazer com o seu repertório pessoal e o que será cobrado na avaliação.
2. Para "forçar" sua preparação, jamais escolha músicas que já estão no seu repertório antigo. Inicie um processo também com a música. Uma música conhecida vai lhe trazer a lembrança dos passos que você já está acostumada a fazer, e vai tolher sua criatividade no que diz respeito à matéria a ser avaliada.
3. O traje. Essa é uma parte importante. Seja uma "bailarina" no momento da avaliação, portanto, montagem completa. Maquiagem, bijou, roupitcha, TUDO. Mesmo que seja só para suas amigas de aula e para a prô, mas a preparação para a entrada em cena também faz parte do aprendizado - desabrochar a "personagem" que irá entrar em cena.
3. Se não deu nada certo na sua preparação, e ainda assim você quer fazer a avaliação, não caia na armadilha da música requentada - deixe sua profe escolher uma música aleatóriamente e desenvolva o improviso. Sei que tem muita gente que vai dizer que é isto é uma heresia, mas percebi que minhas colegas que dançaram sem ter escolhido a música desenvolveram muito melhor que nós que escolhemos, porque elas se permitiam "ouvir" a música. Quando temos a música "na manga" vocês percebem que a gente nem escuta a música direito, ela está muito mais na nossa mente do que "no ambiente"? Então. Improvise menina!!
4. Esteja segura.
"Não importa se você estiver falando a maior bobagem do universo, mas fale como se estivesse dissertando sobre algo que você entende muitíssimo" (minha chefe, ahahahah).
Foi o item mais cobrado, mas Aninha falou uma coisa que eu tenho que concordar: se você errou todos os passos, se não conseguiu fazer nada, mas você manteve a postura segura, alguém há de achar que você arrasou. Agora você erra tudo e ainda olha para o público com uma cara de "Desculpa, foi mal", as pessoas vão perceber também seus erros.
O meu maior conselho é em relação à preparação mesmo - não deixe de se preparar e de surpreender a pró. Ser coberta de elogios é o melhor da festa!!!
** Pra quem gosta de ter muita coisa (leia-se 5466389866565 músicas) - segue o link para download de:
Samir Seroor - Ana Bastanak
Fonte: Amar el Binnaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário