Maksum
O maksum tem quatro tempos e é a base de muitos outros ritmos, sendo bastante encontrado em diversas músicas árabes modernas. Na Tunísia, por exemplo, esse ritmo pode receber o nome de Duyek, mantendo a sua estrutura e cadência. O Termo maksum significa “cortado ao meio”. Clique para ouvir - Maksum rápido | Maksum Lento
Baladi
O Baladi, que também tem quatro tempos, é uma das variações mais básicas do ritmo Maksum. Caracterizado pelos seus dois “duns” , é muito presente na maioria das músicas árabes, seja tradicional, clássica ou moderna. Alguns acreditam que o ritmo deveria ser chamadomasmudi saghiir, pois o ritmo utiliza a mesma estrutura do Masmudi, mas, em um outro tempo. (O Masmudi é tocado em 8) O termo “baladi” significa “da minha terra” ou “à moda antiga”. Clique para ouvir
Said
O Said é uma outra variação do Maksum. Famoso pelos seus marcantes e vibrantes “duns”, o Said é um ritmo alegre, que normalmente é tocado numa velocidade mais elevada. Esse ritmo pode ser chamado também de Ghawazee, uma vez que a Dança Said é muito comum entre os Egípcios.Normalmente é tocado para danças de pandeiro, bengala ou bastão para homens e mulheres. Clique para ouvir
Masmudi
O Masmudi é um ritmo de 8 tempos. Um pouco mais lento, o ritmo é também chamado de Masmudi Khabir(grande) para diferencia-lo do Saghir (pequeno). Por se tratar de um ritmo “mais LONGO”, é utilizado em solos, em parte de maiores detalhes e menores velocidades do movimento. O Masmudi oferece uma “quebra” na velocidade do solo. O ritmo pode ser encontrado também em músicas clássicas. Clique para ouvir
Falahi
O Falahi também se origina no Maksoum, mas com 2 tempos. Muito comum no Egito, é executado numa velocidade um pouco maior. Por se tratar de um ritmo em uma velocidade mais elevada, pode ser encontrado em solos de derbake, em momentos de explosão, e em músicas tradicionais, folclóricas, clássicas e modernas. Clique para ouvir
Ayub
O Ayub é um ritmo bem simples, de 2 tempos. É utilizado como ritmo básico para uma dança folclórica, denominada Zaar, muito presente no norte da África. Esse ritmo caracteriza-se por ter uma variada opção de velocidade, rápido ou lento. O ritmo rápido é encontrado em músicas tradicionais, bem como em solos de derbake, e o lento é encontrado nas músicas folclóricas. Clique para ouvir - Ayub Rápido | Ayub Lento
Jerk
Jerk é um ritmo moderno, de 4 tempos, inspirado em um dança, muito parecida com o samba, que leva o mesmo nome. É um ritmo muito tocado em solos de derbake, para marcações das bailarinas, bem como é muito encontrado em músicas modernas. Clique para ouvir
Bolero
Bolero é um ritmo muito semelhante à Rumba, porém é tocado mais lentamente. Este ritmo é encontrado em muitos lugares no oriente médio e na Espanha. Clique para ouvir
Zaffah
O Zaffah ou Zaffe é um ritmo utilizado para casamentos. Com uma marcação bem vibrante, encanta e surpreende a todos marcando a entrada da noiva. O ritmo pode ser executado mais lentamente ou mais rapidamente. Clique para ouvir
Malfuf
O Malfuf ou Luf, com significados “embrulhado” e “enrolado” respectivamente, é um ritmo de 4 tempos com uma velocidade mais elevada. Muito utilizado em músicas clássicas e solos de derbake, o Malfuf é um ritmo de deslocamento da bailarina, onde a mesma passeia pelos palcos com graça e simpatia. Clique para ouvir
Bambii
O Bambii é um ritmo mais rápido utilizado muito em solos de derbake e músicas clássicas. É um ritmo de impacto.Clique para ouvir
Wahda
Wahda em árabe significa 1. É um ritmo mais lento, de 4 tempos, encontrado em músicas clássicas e solos de derbake, durante uma quebra na velocidade e andamento dos mesmos. Clique para ouvir
Wahda wo noz
Wahda wo noz significa 1 e ½. É um ritmo executado muito lentamente, com 8 tempos. Encontrado em músicas clássicas e muito presente em solos de derbake, embala o momento de pura concentração e sinuosidade dos movimentos da bailarina. Grande momento para o músico mostrar habilidades e musicalidade, para compor arranjos e variações belas desse ritmo. Clique para ouvir
Darag
O Darag é um ritmo de 4 tempos, geralmente tocado com uma velocidade mais elevada. É marcado pela sua cadência e acentuação “diferente”. É acompanhado com , em geral, com deslocamento da bailarina. Muito utilizado no Egito, está presente em muitas músicas clássicas e solos de derbake também. Clique para ouvir
Chifteteli
O Chifteteli é considerado um ritmo Turco, mas sua base é muito semelhante à um Maksum. Marcado por uma cadência “diferente”, o ritmo é tocado em uma velocidade mais lenta acompanhando o Taksim, que é a improvisação melódica de outro instrumento. Egípcios utilizam uma versão mais simples do Chifteteli e a denominam Wahda Khabir. Clique para ouvir
* todos os áudios desta seção do site foram produzidos e tocados pelo músico Pedro Françolin
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