segunda-feira, junho 25, 2012

Entrevista para Central da Dança do Ventre



manoela jacomeConfira entrevista com esta bailarina e professora de Dança do Ventre que enriquece a dança no estado do Espírito Santo! 



1. Você chegou a ter outra profissão ou a Dança do Ventre já foi a primeira delas? Conte-nos um pouco sobre o início de sua trajetória.
Primeiramente agradeço a oportunidade de estar falando um pouco sobre meu trabalho.
Já tive outras profissões, trabalhei com comércio, fui artesã, tentei outras áreas até nos estudos, mas tudo me direcionava para dança. Desde criança já era apaixonada por dança, entrei no ballet clássico aos cinco anos de idade, fazia apresentações no colégio, isso tudo por vontade própria , minha mãe sempre me ajudou, depois de um tempo pedi para fazer Jazz, fui me descobrindo como bailarina cada vez mais. A Dança do Ventre veio bem depois, o sangue árabe falou mais alto (tenho descendência libanesa), me encantava com filmes e contos me imaginava ali fazendo parte daquele mundo maravilhoso. Uma vez fui convidada para fazer uma aula, vi que era o que queria pra mim e tive cada vez mais necessidade de estudos, não parei mais.



2. O que mais te fascina na Dança do Ventre?
A fascinação vem de muitos detalhes, os benefícios no interior de cada mulher que pratica Dança do Ventre, cada uma se descobrindo mais feminina, mais segura de si, se dando mais valor, o contato com uma outra cultura riquíssima, o conhecimento de rítmos novos, a satisfação no olhar de cada aluna quando consegue aprender a dançar, o glamour dos espetáculos... Enfim, como disse no início, são muitos detalhes.



3. Quais suas músicas preferidas para dançar?
Difícil falar todas as músicas, mas as que prefiro são as que tocam no fundo da alma, aquelas que arrepiam, que transmitem sentimento, todos os estilos são maravilhosos, o que importa é ouvir, sentir e se entregar.



4. Em algum momento da sua vida você pensou em desistir? O que te fez dá a volta por cima?
Já pensei em desistir sim, foi uma fraqueza de muito grande de minha parte, mas o que me levantou primeiramente foi Deus e depois o amor que tenho por essa arte maravilhosa, pessoas e situações desagradáveis sempre existirão, mas aprendi que cada desafio complicado serve de aprendizado para crescimento, a fé, a boa vontade , os amigos verdadeiros, o respeito pela arte e o amor tem de prevalecer.


5. Quais são suas maiores inspirações?
As inspirações são muitas, as eternas estrelas como Dina, Fifi Abdo, Mona Said, Souhair Zaki... As atuais estrelas Randa Kamel, Daryia Mitskevitch, Lulu Sabongi, Soraia Zaied, dentre outras...



6. Que benefícios a dança lhe trouxe?
A dança me beneficiou em vários aspectos, tanto na minha vida íntima quanto na profissional, tive benefícios em meu corpo, conquistei amizades maravilhosas, me tornei uma pessoa mais segura, e como profissional estou me realizando, iniciando coisas novas , projetos novos, não tem coisa melhor doque trabalhar com que se ama.



7. Como foi pra você fazer seu primeiro evento?
Foi uma das maiores experiências de minha vida, cresci muito com isso, aquela correria toda, muita responsabilidade, conhecer bailarinos de fora, ver meu trabalho sendo reconhecido , ver minhas alunas se apresentando, foi maravilhoso, mesmo com muitas dificuldades, mas a emoção foi muito maior, um grande sonho começando a se realizar.



8. O que você sentiu ao trazer os grandes nomes da dança masculina em seu evento de 2011, Ali Khalih, Anthar Lacerda, Tarik e Téo Versiani? Qual a emoção em dividir o palco com pessoas que você admira tanto?
NOSSSSSAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!Primeiro fiz os contatos normalmente, depois que elas chegaram para o espetáculo, minha "ficha"caiu (kkkkkkkkkk). Gente, eles estavam ali comigo! amo todos, amo o trabalho deles, são profissionais impecáveis, parecia um sonho e dividir o palco me senti plena, foi uma experiência incrível, uma mistura de emoções, satisfação, me senti segura, eles transmitem segurança, parecia estar num contos de fadas realmente, foi MARAVILHOSO!



9.Que dicas você daria pra quem quer se tornar profissional na Dança do Ventre?
Estude, estude e estude, dê tempo ao tempo, não queira adiantar certas coisas, tudo tem sua hora de acontecer, procure profissionais qualificados, respeito a arte, respeito ao grupo com que estuda é primordial, tente deixar todos os problemas cotidianos fora de sala de aula, isso ajudará a dança chegar até você.
Beijos a todos, muita Dança!!! E fiquem com Deus!



Manoela Jácome
Bailarina, Professora e Coreografa
Twitter: @manoelajacome
Facebook: www.facebook.com/manoela.jacome
Blog: manoelajacome.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...